quarta-feira, 29 de abril de 2009
sábado, 25 de abril de 2009
Novidades sobre a adaptação do meu livro "Transroca, o navio proibido" para os cinemas
quarta-feira, 22 de abril de 2009
Flores, flores.....olha as flores
terça-feira, 21 de abril de 2009
Créuuuuuu - A reprodução das tartarugas
segunda-feira, 20 de abril de 2009
Qual o tamanho dos seus ovos?
sexta-feira, 17 de abril de 2009
quarta-feira, 15 de abril de 2009
Rimar, por quê?
coitado do poeta,
que por qualquer razão,
quer ligar, rimar, juntar.
Clique aqui e leia a continuação deste poema
terça-feira, 14 de abril de 2009
Algumas do Twitter
Pantera Cor de Rosa: diretor não quer lançar sequência. Os fãs agradecem. Os dois primeiros decepcionaram muito.
Ator pornô japonês inspira idosos. Detalhe: ele tem 75 anos. Haja disposição!!
Clique aqui para ler mais
domingo, 5 de abril de 2009
quinta-feira, 2 de abril de 2009
Tirando dúvida do leitor
Robson Serradilha me enviou a seguinte questão: “olá, acredito que devas receber esse tipo de e-mail todos os dias, mas presciso de dois minutos de sua atenção. Há muito tempo, venho construindo uma história em minha cabeça e sonho em escrevê-la, mas ainda me falta técnica. Gostaria de uma ajuda para começar a história. Tenho a dificuldade de escrever o tal do esqueleto do livro, que alias é do gênero romance aventura, com contos do tipo senhor dos anéis. Espero uma resposta positiva e obrigado”.
Caro Robson, vou dar algumas dicas, mas antes proponho um exercício: comece a descrever uma cena qualquer em detalhes, algo de seu cotidiano. Um exemplo: o que a sua casa tem de diferente? O que você gosta de fazer nela? Você tem animais de estimação, costuma brincar com eles em casa? Escreva sobre isso. Depois, repita esse exercício descrevendo uma cena que está ocorrendo na rua. Para isso, converse com as pessoas, faça pequenas entrevistas e vá em frente: coloque tudo no papel. Pronto, agora você já pode começar a escrever o livro.
Mas, antes de pensar na história, reserve uma parte do seu tempo para fazer uma ampla pesquisa, todos os dias, sem pressa. É preciso ter disciplina e dedicação total. Tranque a porta de seu quarto, não atenda o telefone, não brinque no computador. Pense apenas em ler e absorver conteúdo. É preciso ter muito conhecimento, antes de iniciar uma obra.
Depois de concluir essa fase, escreva sem a pretensão de concluir a obra, escreva com motivação e entusiasmo. Esqueça o tal esqueleto e escreva simplesmente por escrever. Comece descrevendo uma cena, tal como você fez nos dois exercícios. Depois, apresente o personagem principal, descreva as características dele. Deixe a coisa fluir, deixe o personagem conduzir a história.Concentre-se, tenha calma e vá em frente! Nunca se desespere.